SAÚDE EM CELORICO

Este é o espaço onde pode visualizar o que as pessoas pensam da Saúde em Celorico de Basto.Aqui pode colocar as suas opiniões,questões e duvidas a respeito quer da sua saúde, quer da saúde da sua comunidade.Este Blog pretende não só ser um local de debate, mas também um serviço ao seu dispôr, pois as questões nele colocadas serão oportunamente respondidas por profissionais de saúde.

9 de março de 2010

Vacinas recomendadas para as crianças

Estas vacinas não estão contempladas no PNV (plano Nacional de Vacinação) do Ministério da Saúde e por isso mesmo são opcionais.

Rotarix/Rotateq- Vacina contra o rotavirus (Vacina oral, para "beber")

O que é o rotavirus?

É um vírus extremamente frequente e muito contagioso. É responsável pela maioria das gastroenterites virais, em crianças e bebés e é a causa mais frequente de diarreia aguda e vómitos em crianças pequenas.

Saúde - DGS analisa estudo sobre o rotavírus - RTP Noticias, Vídeo

O preço de cada dose é de 8O€ sendo necessárias 2 doses. Estas poderão ser administradas apartir das 6 semanas de vida e deve existir pelo menos 4 semanas de intervalo entre as doses.


Prevenar 13 - Vacina contra a Pneumonia (Infecção Pulmonar), Doença Invasiva Pneumocócica e Otite Média Aguda (Infecçã do Ouvido Médio) causadas por S. Pneumoniae

A doença invasiva pneumocócica (DIP) é responsável por mais de um milhão de mortes por ano em todo o mundo. Em Portugal, afecta cerca de 30 em 100 mil crianças.
A Prevenar 13, vindo substituir a já existente Prevenar. No mercado encontra-se também a vacina Synflorix, contra dez serotipos do pneumococo. A Prevenar 13 como o nome indica previne contra 13 serotipos. A anterior Prevenar contra 7 serotipos.

Esta Vacina tem um custo de 75€

-Nas crianças com idades compreendidas entre as seis semanas e os seis meses são recomendadas quatro doses. As primeiras três doses são administradas com um intervalo de um mês entre cada dose. A primeira dose é geralmente administrada aos dois meses de idade, mas pode ser dada logo às seis semanas de idade. A quarta dose (dose de reforço) é administrada entre os 11 e os 15 meses de idade.
-Nas crianças com idades compreendidas entre os sete e os 11 meses, é recomendada a administração de duas doses, com um intervalo de pelo menos um mês entre cada dose, e de uma terceira dose no segundo ano de vida;
-Nas crianças com idades compreendidas entre os 12 e os 23 meses de idade devem receber duas doses, com um intervalo de pelo menos dois meses entre cada dose;
-Crianças com dois a cinco anos de idade, recomenda-se uma dose única.

Sem comentários: