SAÚDE EM CELORICO

Este é o espaço onde pode visualizar o que as pessoas pensam da Saúde em Celorico de Basto.Aqui pode colocar as suas opiniões,questões e duvidas a respeito quer da sua saúde, quer da saúde da sua comunidade.Este Blog pretende não só ser um local de debate, mas também um serviço ao seu dispôr, pois as questões nele colocadas serão oportunamente respondidas por profissionais de saúde.

10 de abril de 2009

Lesões de Menisco

Os meniscos são pequenas estruturas em forma de disco, que possuem as funções de absorção de impactos, permitir que os ossos se articulem adequadamente e aumento da estabilidade da articulação. Em cada joelho encontramos dois meniscos.




As lesões de menisco são raras na infância, ocorrendo principalmente no final da adolescência, com pico na terceira e quarta décadas de vida.

A principal causa é o trauma ("acidentes agudos") da articulação, porém, após os 50 anos de vida deve-se principalmente a artrite do joelho. O menisco pode apresentar vários tipos de lesão: rupturas parcial, total e complexas. Além disso, a ruptura do menisco pode ocorrer sozinha ou associada à ruptura de ligamento.
O indivíduo, geralmente, sente dor no joelho, apresenta-se a coxear e a articulação mostra crepitações (barulhos, estalos) e limitação do movimento (o joelho não se consegue mover em todas as direções).
Nos casos de lesões leves e em que o paciente não sente nenhum sintoma, não é necessária cirurgia.


Já nos casos de dor persistente, pode ser realizado um exame chamado Artroscopia. Nesse exame, um aparelho é introduzido na articulação e permite que o médico veja directamente as lesões. Durante o exame, pode ser feito o tratamento, retirando a parte rompida do menisco. A recuperação total da função do joelho ocorre em 4-6 semanas.
As lesões de algumas partes do menisco não precisam ser retiradas, pois elas recebem bastante sangue da circulação, e isso facilita a cicatrização da ruptura. Já as grandes rupturas exigem reparação. Em alguns casos, é necessário também a reconstrução de um ligamento do joelho, para ajudar na estabilização da articulação e impedir que o joelho adquira uma movimentação anormal.