SAÚDE EM CELORICO

Este é o espaço onde pode visualizar o que as pessoas pensam da Saúde em Celorico de Basto.Aqui pode colocar as suas opiniões,questões e duvidas a respeito quer da sua saúde, quer da saúde da sua comunidade.Este Blog pretende não só ser um local de debate, mas também um serviço ao seu dispôr, pois as questões nele colocadas serão oportunamente respondidas por profissionais de saúde.

22 de fevereiro de 2011

Encerramento do SAP de Celorico


A população de Celorico de Basto manifestou-se, junto ao centro de saúde, contra o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) nocturno. Indiferentes ao frio e à chuva, os populares gritaram palavras de ordem e condenaram a decisão da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) de encerrar aquele serviço. O presidente do Município disse esperar uma resposta positiva à sua proposta de suportar os custos de funcionamento do atendimento nocturno, que ascendem a 250 mil euros por ano, até que o Hospital de Amarante esteja pronto.

A ARS Norte deu a conhecer a decisão de fechar as urgências, num fax enviado para a Câmara Municipal, às 17 horas e 58 minutos do próprio dia do encerramento. Isto demonstra uma enorme falta de consideração pelas populações afectadas", explicou Altino Bessa.
O comunicado da ARS-N afirma que "quando os utentes não são atendidos pelo seu médico de família, pode ocorrer o recurso à repetição de meios complementares de diagnóstico, gerando um sentimento de confusão e resultado em prejuízos clínicos e económicos graves para os utentes".
O deputado depreende do comunicado que "com o encerramento do SAP das 24h00 às 08h00, os doentes que recorrem ao serviço de urgência do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa ou do Centro Hospitalar do Alto Ave, veem assim, segundo a própria ARS Norte, a sua saúde posta em causa, pois com toda a certeza não serão atendidos pelo seu médico" de família.
"O Governo afirma que mais de 90 por cento da população portuguesa tem médico de família. Ora, em Celorico de Basto, segundo a própria ARS, dos 21.599 habitantes, 7.703, ou seja mais de 35 por cento dos utentes não têm médico de família, uma falta de clínicos cuja responsabilidade é do Ministério da Saúde", acrescentou.
O deputado não entende "porque é que não se esperou até ao final deste ano, pela conclusão das obras do novo hospital de Amarante e pela requalificação do serviço de urgência do hospital de Guimarães, para se encerrar o SAP de Celorico".
"Esta situação está já a pressionar as urgências em Guimarães, que ainda não têm capacidade de resposta para receber este afluxo crescente de utentes", afirmou o deputado, recordando que "Celorico de Basto estava já a receber parte dos utentes afetados pelo encerramento do SAP de Mondim de Basto".
Por toda "esta confusão, pela instabilidade e desconfiança que a própria ARS gera junto dos utentes, ao justificar os encerramentos das urgências no Norte pela fraca qualidade dos serviços que estavam a ser prestados", o deputado espera que "a ministra da Saúde demita o presidente da ARS Norte", Fernando Araújo.