SAÚDE EM CELORICO

Este é o espaço onde pode visualizar o que as pessoas pensam da Saúde em Celorico de Basto.Aqui pode colocar as suas opiniões,questões e duvidas a respeito quer da sua saúde, quer da saúde da sua comunidade.Este Blog pretende não só ser um local de debate, mas também um serviço ao seu dispôr, pois as questões nele colocadas serão oportunamente respondidas por profissionais de saúde.

28 de março de 2009

Pubalgia

Pubalgia: difícil de diagnosticar e complicada de tratar.

O termo pubalgia denomina dor no púbis (o osso que se localiza no final do músculo do abdómen, sob a região genital, fazendo parte dos ossos da bacia).
Esta denominação é muito abrangente, o que muitas vezes gera confusão, pois os seus sintomas podem assemelhar-se a outras problemas.
Outras patologias que têm sintomas parecidos são:
-Hérnia inguinal, doenças geniturinárias, inflamação da prostata.

Como acontece:

-Os mecanismos de lesão podem incluir alterações rápidas de direcção, corrida prolongada na existência de desequilíbrios musculares, traumas directos, diferenças no comprimento das pernas, prática desportiva em pisos duros, uso de calçados inadequados e excesso de treino.

Sintomas:

-A dor é bem localizada na virilha e pode acometer apenas um lado ou os dois. Normalmente ocorre durante a corrida ou os primeiros passes (Futebol), mas se o atleta continuar a correr a dor pode aparecer durante outras actividades como sentar-se e levantar-se de uma cadeira, subir e descer escadas, agachar e mudanças de direcção abruptas.


Tratamento:

-O objectivo do tratamento consiste em diminuir a dor e a inflamação, aumentar a resistência do tendão ou tendões afectados, restabelecer o equilíbrio muscular, melhorar a estabilidade da bacia e da coluna.
É recomendada a aplicação de gelo 20 minutos no local da dor, duas a três vezes por dia, desde o aparecimento da dor até o final do tratamento.

Na fase inicial da lesão não se deve correr com dor.
Muitas vezes, após a realização do tratamento correcto, no retorno ao desporto pode acontecer um pouco de dor durante a corrida, mas essa dor pode ser descrita mais como um incómodo, sendo bem iferente da dor da pubalgia.
A pubalgia é um grande desafio para a medicina desportiva. Não é apenas um problema para ser diagnosticado, mas também é de difícil tratamento.
Se não tratada correctamente pode-se tornar crónica inviabilizando a práica deportiva dos atletas.