SAÚDE EM CELORICO

Este é o espaço onde pode visualizar o que as pessoas pensam da Saúde em Celorico de Basto.Aqui pode colocar as suas opiniões,questões e duvidas a respeito quer da sua saúde, quer da saúde da sua comunidade.Este Blog pretende não só ser um local de debate, mas também um serviço ao seu dispôr, pois as questões nele colocadas serão oportunamente respondidas por profissionais de saúde.

15 de junho de 2010

Jovem morre depois de receber pulmão de fumador



Londres – Uma jovem britânica de 28 anos morreu meses depois de ter recebido o transplante de um pulmão cujo dador era fumador.


Linsey Scott nasceu com fibrose quística, uma doença hereditária que causa deficiências progressivas no organismo. A jovem recebeu um pulmão em Fevereiro de 2009 e em Julho acabou por falecer com uma pneumonia. O órgão tinha sido classificado pelo hospital com sendo «marginal», o que quer dizer que comporta um certo risco para o doente, mas mesmo assim foi considerado suficientemente seguro para se levar avante o transplante.Este caso fez com que se começasse a pedir maior transparência acerca da proveniência dos órgãos para os transplantes e que os doentes sejam informados sobre as condições em que vai ser efectuada a operação.O pai de Linsey revelou que a jovem teria repensado o transplante se tivesse sido posta ao corrente da origem do pulmão. «Posso dizer com toda sinceridade que ela ficaria horrorizada ao saber que aqueles pulmões eram de um fumador e com certeza teria recusado seguir em frente com a operação», disse o pai da jovem.O University Hospital os South Machester (UHSM), que administra o hospital onde Lynsey foi operada, afirma que pelo facto de 30 por cento dos receptores morrerem antes de receber um transplante, por falta de órgãos, os critérios foram ampliados.