SAÚDE EM CELORICO

Este é o espaço onde pode visualizar o que as pessoas pensam da Saúde em Celorico de Basto.Aqui pode colocar as suas opiniões,questões e duvidas a respeito quer da sua saúde, quer da saúde da sua comunidade.Este Blog pretende não só ser um local de debate, mas também um serviço ao seu dispôr, pois as questões nele colocadas serão oportunamente respondidas por profissionais de saúde.

10 de abril de 2009

Lesões de Menisco

Os meniscos são pequenas estruturas em forma de disco, que possuem as funções de absorção de impactos, permitir que os ossos se articulem adequadamente e aumento da estabilidade da articulação. Em cada joelho encontramos dois meniscos.




As lesões de menisco são raras na infância, ocorrendo principalmente no final da adolescência, com pico na terceira e quarta décadas de vida.

A principal causa é o trauma ("acidentes agudos") da articulação, porém, após os 50 anos de vida deve-se principalmente a artrite do joelho. O menisco pode apresentar vários tipos de lesão: rupturas parcial, total e complexas. Além disso, a ruptura do menisco pode ocorrer sozinha ou associada à ruptura de ligamento.
O indivíduo, geralmente, sente dor no joelho, apresenta-se a coxear e a articulação mostra crepitações (barulhos, estalos) e limitação do movimento (o joelho não se consegue mover em todas as direções).
Nos casos de lesões leves e em que o paciente não sente nenhum sintoma, não é necessária cirurgia.


Já nos casos de dor persistente, pode ser realizado um exame chamado Artroscopia. Nesse exame, um aparelho é introduzido na articulação e permite que o médico veja directamente as lesões. Durante o exame, pode ser feito o tratamento, retirando a parte rompida do menisco. A recuperação total da função do joelho ocorre em 4-6 semanas.
As lesões de algumas partes do menisco não precisam ser retiradas, pois elas recebem bastante sangue da circulação, e isso facilita a cicatrização da ruptura. Já as grandes rupturas exigem reparação. Em alguns casos, é necessário também a reconstrução de um ligamento do joelho, para ajudar na estabilização da articulação e impedir que o joelho adquira uma movimentação anormal.

13 comentários:

Anónimo disse...

gostei muito da sua explicação. Para completar gostaria de certificar que o médico especialista para a área seria mesmo o ortopedista, e se o exame Artrocospia é realizado em hospital, laboratório ou no próprio consultório. Grata. Adelaide

Silva disse...

Este tipo de lesões são tratadas por Ortopedistas.

A Artroscopia é feita sobretudo em Hospitais, mas existem também Clinicas Privadas que a fazem.

Anónimo disse...

eu tenho esse problema e gostaria de saber mais coisas sobre isso.

Aguardo resposta

Silva disse...

Terei todo o gosto em tentar esclarece-lo.
O que gostaria de saber?

Anónimo disse...

Silvia, a algum tempo eu comecei a sentir dores no joelho por causa de sobrecarga em um aparelho. Não conseguia descer escadas pois doia muito a parte inferior do meu joelho. Parei de faze-lo por um tempo e fiquei colocando gelo até que a dor passou.
Depois disso o meu joelho começou a estalar quando faço determinados tipos de movimento como andar de bicicleta (ele fica dando pequenos estalos como se estivesse fora do lugar até estalar de vez e parar). E as vezes começa a estalar quando estou andando. Não sinto dor, mas me incomoda muito.
Gostaria de saber o que pode ter acontecido. Pode ter cido uma lesão no menisco? Tem algum tratamento para isso ou será que eu vou ter que operar?

Silva disse...

Primeiro é necessário saber se existe inflamação associada á dor. Pode-se tratar de um problema de menisco, mas também pode ser um problema ligamentar ou tendinoso.
Antes de pensar em hipoteses de cirurgia deve primeiro procurar descobrir o que verdadeiramente se passa com o joelho. Para tal deve efectuar pelo menos um Rx e uma Ecografia ás partes moles do joelho. O ideal seria uma ressonância magnetica. Com esses exames deve então procurar um ortopedista ou fisiatra para diagnóstico e possiveis tratamentos.

Anónimo disse...

Boas

a uns tempos tive uma entorse no joelho a cerca de 9 meses mas ainda hj o joelho parece nao estar a 100%,
quando estico a perna o joelho faz um estalo, e parece que o joelho nao se segura muito bem quando jogo a bola.. o que pudera ser?

Silva disse...

Pelos sintomas referidos parece-me que há evidência de lesão a nivel dos ligamentos.Deverá efectuar uma ecografia ao joelho e se se confirmar este diagnóstico deve evitar o futebol durante umas semanas e proceder a reforço muscular através de natação, bicicleta e trabalho especifico em ginásio.

Anónimo disse...

Ok ja tenho consulta marcada para 20 fevereiro para um ortopedista e tenho uma ecografia ao joelho para segunda feira, a recuperacao e prolongada ?

Silva disse...

Depende do tipo e extensão da lesão. Pode ir de 1 mês até 6 meses dependendo do caso.
Desejo-lhe as melhoras rápidas.
Cumprimentos

Anónimo disse...

obrigado
espero recuperar rapidamente, eu acho estranho so quando estico a perna sinto estilo areia a rocar perto da patela e muito estranho, estes sintomas teem tdo a ver com a entorse no joelho que tive?ja vi em alguns blogues que pode ser Condromalácia patelar ficquei realmente assustado, ate pq tive uma proposta para jogar futebol e nao quero perde la...

Anónimo disse...

a ecografia e um exame conclusivo? ou muito basico?

Silva disse...

Depende do tipo de lesão. Há problemas que são evidentes e a ecografia pode ser conclusiva, no entanto em caso de lesão articular existem estruturas que só se conseguem visualizar com recurso a outros meios(TAC;Ressonância Magnética).