SAÚDE EM CELORICO

Este é o espaço onde pode visualizar o que as pessoas pensam da Saúde em Celorico de Basto.Aqui pode colocar as suas opiniões,questões e duvidas a respeito quer da sua saúde, quer da saúde da sua comunidade.Este Blog pretende não só ser um local de debate, mas também um serviço ao seu dispôr, pois as questões nele colocadas serão oportunamente respondidas por profissionais de saúde.

13 de abril de 2009

Fígado e Álcool: Quanto podemos beber sem risco?



Sempre que consumimos bebidas alcoólicas, o álcool é absorvido no tubo digestivo e segue directamente para o fígado. O consumo de álcool excessivo pode levar a três tipos de doença: o fígado gordo (esteatose), a hepatite e a cirrose.


O fígado possui a capacidade de metabolizar, isto é, de destruir o álcool. As células do fígado conseguem transformar o álcool em produtos não tóxicos que depois são eliminados. Mas esta capacidade do fígado não é ilimitada.


O fígado pode tolerar uma pequena quantidade de álcool diariamente. Porém, se o consumo for excessivo pode levar à falência de praticamente todos os órgãos: fígado, pâncreas, coração, alterações sexuais como impotência e a alguns tipos de cancro.



Consumos máximos por dia:
Os consumos permitidos, e para os quais o risco de desenvolvimento de doença alcoólica do fígado é mínimo, são:
• Homem: menos de 21 unidades por semana (e menos de 4 unidades num dia)
• Mulher: menos de 14 unidades por semana (e menos de 3 unidades num dia)


(Um copo de vinho (12%) de 125 ml corresponde a 1 unidade e meia.)

Sem comentários: