SAÚDE EM CELORICO

Este é o espaço onde pode visualizar o que as pessoas pensam da Saúde em Celorico de Basto.Aqui pode colocar as suas opiniões,questões e duvidas a respeito quer da sua saúde, quer da saúde da sua comunidade.Este Blog pretende não só ser um local de debate, mas também um serviço ao seu dispôr, pois as questões nele colocadas serão oportunamente respondidas por profissionais de saúde.

17 de abril de 2009

Características e funções do aquecimento no futebol


O aquecimento divide-se em passivo, activo e mental.

· Aquecimento Passivo - é uma atividade na qual o atleta praticamente não realiza nenhum movimento. Exemplo: sauna, banhos quentes, massagens, fornos etc. Deve ser utilizado como complemento do activo.

· Aquecimento Activo - divide-se em geral e específico
* Geral - desenvolver as funções mais importantes do organismo mediante a estimulação dos principais grupos musculares, aumentando a temperatura corporal e temperatura muscular. Os exercícios gerais devem anteceder os específicos.
* Específico ou Especial - é a continuação do geral, mas capacitando os grupos musculares que irão actuar no treino ou jogo de forma específica.

· Aquecimento Mental - imitação dos gestos que serão utilizados no treino ou jogo. Esta reprodução activa involuntariamente o sistema nervoso e coloca-o em prontidão para realização da actividade.

Efeitos/Benefícios

O aquecimento bem realizado pode ocasionar uma série de benefícios:
· Aumento da espessura cartilaginosa reduzindo o impacto sobre as superfícies articulares.

· Maior velocidade na contração e relaxamento muscular.

· Menor elevação da pressão arterial e menor elevação brusca da frequência cardíaca.

· Melhoria da coordenação motora facilitando a realização de movimentos explosivos e de habilidade exigidos durante uma partida de futebol.

· Melhoria da oxigenação muscular e diminuição do cansaço pela facilitação da liberação de oxigênio pela hemoglobina ocasionada pelo aumento da temperatura corporal.

· Aumento da motivação.

· Menor incidência de lesões.

Sem comentários: