SAÚDE EM CELORICO

Este é o espaço onde pode visualizar o que as pessoas pensam da Saúde em Celorico de Basto.Aqui pode colocar as suas opiniões,questões e duvidas a respeito quer da sua saúde, quer da saúde da sua comunidade.Este Blog pretende não só ser um local de debate, mas também um serviço ao seu dispôr, pois as questões nele colocadas serão oportunamente respondidas por profissionais de saúde.

15 de junho de 2010

Jovem morre depois de receber pulmão de fumador



Londres – Uma jovem britânica de 28 anos morreu meses depois de ter recebido o transplante de um pulmão cujo dador era fumador.


Linsey Scott nasceu com fibrose quística, uma doença hereditária que causa deficiências progressivas no organismo. A jovem recebeu um pulmão em Fevereiro de 2009 e em Julho acabou por falecer com uma pneumonia. O órgão tinha sido classificado pelo hospital com sendo «marginal», o que quer dizer que comporta um certo risco para o doente, mas mesmo assim foi considerado suficientemente seguro para se levar avante o transplante.Este caso fez com que se começasse a pedir maior transparência acerca da proveniência dos órgãos para os transplantes e que os doentes sejam informados sobre as condições em que vai ser efectuada a operação.O pai de Linsey revelou que a jovem teria repensado o transplante se tivesse sido posta ao corrente da origem do pulmão. «Posso dizer com toda sinceridade que ela ficaria horrorizada ao saber que aqueles pulmões eram de um fumador e com certeza teria recusado seguir em frente com a operação», disse o pai da jovem.O University Hospital os South Machester (UHSM), que administra o hospital onde Lynsey foi operada, afirma que pelo facto de 30 por cento dos receptores morrerem antes de receber um transplante, por falta de órgãos, os critérios foram ampliados.

12 de maio de 2010

Nozes, Avelãs e Amendoas, reduzem colesterol.



Nozes, avelãs e amêndoas reduzem colesterol e risco de doenças cardiovasculares

Um estudo desenvolvido por especialistas e publicado no Arquivo de Medicina Interna dos Estados Unidos revelou que o consumo de nozes, avelãs e amêndoas contribui para a diminuição do colesterol e reduz o risco de doenças cardiovasculares. Segundo os autores de 25 estudos clínicos, publicados na segunda feira, as nozes são ricas em proteínas vegetais, fibras, sais minerais e vitaminas.

1 de abril de 2010

Problemas, questões ou duvidas.


Coloque as suas duvidas ou questões neste espaço.
Todas elas terão a resposta adequada de um profissional de saúde ( médico, enfermeiro, fisioterapeuta,etc. ).
Um dos propósitos deste Blog é proporcionar um apoio aos leitores de modo a melhorar a sua qualidade de vida.

9 de março de 2010

Vacinas recomendadas para as crianças

Estas vacinas não estão contempladas no PNV (plano Nacional de Vacinação) do Ministério da Saúde e por isso mesmo são opcionais.

Rotarix/Rotateq- Vacina contra o rotavirus (Vacina oral, para "beber")

O que é o rotavirus?

É um vírus extremamente frequente e muito contagioso. É responsável pela maioria das gastroenterites virais, em crianças e bebés e é a causa mais frequente de diarreia aguda e vómitos em crianças pequenas.

Saúde - DGS analisa estudo sobre o rotavírus - RTP Noticias, Vídeo

O preço de cada dose é de 8O€ sendo necessárias 2 doses. Estas poderão ser administradas apartir das 6 semanas de vida e deve existir pelo menos 4 semanas de intervalo entre as doses.


Prevenar 13 - Vacina contra a Pneumonia (Infecção Pulmonar), Doença Invasiva Pneumocócica e Otite Média Aguda (Infecçã do Ouvido Médio) causadas por S. Pneumoniae

A doença invasiva pneumocócica (DIP) é responsável por mais de um milhão de mortes por ano em todo o mundo. Em Portugal, afecta cerca de 30 em 100 mil crianças.
A Prevenar 13, vindo substituir a já existente Prevenar. No mercado encontra-se também a vacina Synflorix, contra dez serotipos do pneumococo. A Prevenar 13 como o nome indica previne contra 13 serotipos. A anterior Prevenar contra 7 serotipos.

Esta Vacina tem um custo de 75€

-Nas crianças com idades compreendidas entre as seis semanas e os seis meses são recomendadas quatro doses. As primeiras três doses são administradas com um intervalo de um mês entre cada dose. A primeira dose é geralmente administrada aos dois meses de idade, mas pode ser dada logo às seis semanas de idade. A quarta dose (dose de reforço) é administrada entre os 11 e os 15 meses de idade.
-Nas crianças com idades compreendidas entre os sete e os 11 meses, é recomendada a administração de duas doses, com um intervalo de pelo menos um mês entre cada dose, e de uma terceira dose no segundo ano de vida;
-Nas crianças com idades compreendidas entre os 12 e os 23 meses de idade devem receber duas doses, com um intervalo de pelo menos dois meses entre cada dose;
-Crianças com dois a cinco anos de idade, recomenda-se uma dose única.

18 de fevereiro de 2010

Hipertensão. - Chá de folha de oliveira?

É verdade que o chá de folhas de Oliveira resulta é muito eficaz no tratamento da Hipertensão.
O problema com este chá é a dosagem, já que uma dose excessiva pode provocar uma queda acentuada da tensão arterial.
Não existe consenso no que será a dose ideal, pois ela varia conforme a idade, o peso e os valores de Tensão Arterial de cada um.
Para atingir uma dose segura, deverá ferver 1 litro de água e adicionar-lhe 1 punhado de folhas. Poderá tomar uma xicara pequena por dia, mas é sempre aconselhável que vá vigiando os valores de TA nos primeiros dias.
Existem estudos que revelam também, que o chá de folha de Oliveira é também eficaz na tratamento da obesidade.

25 de janeiro de 2010

Toxoplasmose e Gravidez

Toxoplasmose é uma doença infecçiosa provocada por um parasita que se encontra nas fezes de gato. Encontra-se também na carne crua.

A gravida deve ter cuidado pois pode ser contaminada ao comer alimentos mal cozinhados ou carne mal passada.

O QUE ACONTECE SE APANHAR TOXOPLASMOSE?

Os adultos saudáveis apresentam raramente sintomas, e quando acontece, assemelha-se a uma gripe vulgar.
Na gravida, a infecção pode passar para o embrião ou feto e causar-lhe grandes danos, entre os quais danos Cerebrais( Hidrocefalia, Microcefalia, Calcificações cerebrais e Atraso Mental) e Cegueira.

Se for infectada 6 a 9 meses antes da gravidez, vai tornar-se imune. A mãe deve saber se já teve Toxoplasmose.

COMO SABER SE TEVE TOXOPLASMOSE?

O controlo pré-natal inclui análises sanguíneas para determinar se está imune.
Esta análise deve ser efectuada o mais cedo possível ( o periodo mais perigoso para apanhar Toxoplasmose é no 1º trimestre)

CUIDADOS A TER

1- Lavar sempre bem as mãos se mecher em Gatos.
2- Cozinhar muito bem a carne (15-20 minutos) pois a bactéria destroi-se a altas temperaturas
3- Evitar ovos crus, vegetais mal lavados e frutas não descascadas
4- Evitar alheiras, chouriço, presunto, etc.