SAÚDE EM CELORICO

Este é o espaço onde pode visualizar o que as pessoas pensam da Saúde em Celorico de Basto.Aqui pode colocar as suas opiniões,questões e duvidas a respeito quer da sua saúde, quer da saúde da sua comunidade.Este Blog pretende não só ser um local de debate, mas também um serviço ao seu dispôr, pois as questões nele colocadas serão oportunamente respondidas por profissionais de saúde.

15 de março de 2009

Entorse no tornozelo

Para todos aqueles que praticam futebol (e não só) aqui vai uma descrição da lesão mais frequente neste desporto.


Uma entorse do tornozelo é uma rotura dos ligamentos (o tecido elástico resistente que liga os ossos entre si) no tornozelo.
Qualquer dos ligamentos do tornozelo se pode lesionar. As entorses costumam ocorrer quando o tornozelo roda para fora, fazendo com que a planta do pé fique virada para o outro pé (se inverta). Os ligamentos frouxos no tornozelo, os músculos fracos, as lesões dos nervos da perna, certos tipos de calçado (como os sapatos de salto alto e estreito) e certas maneiras de caminhar, tendem a provocar a rotação do pé para fora, aumentando o risco de uma entorse.
Sintomas


A gravidade da entorse depende do grau de estiramento ou de rotura dos ligamentos. Numa entorse ligeira (grau 1), os ligamentos podem estirar-se, mas de facto não se dilaceram. O tornozelo não costuma doer ou inchar em demasia; contudo, uma torção ligeira aumenta o risco de uma lesão recorrente. Numa entorse moderada (grau 2), os ligamentos rompem-se parcialmente. A inflamação e os hematomas são frequentes. Em geral, é dolorosa e torna-se difícil andar. Na entorse grave (grau 3), os ligamentos dilaceram-se completamente, causando inchaço e por vezes hemorragia sob a pele. Por conseguinte, o tornozelo torna-se instável e incapaz de suportar o peso.
Entorse grave A entorse pode ocorrer quando o tornozelo roda para fora (se inverte), rompendo o ligamento da parte externa do tornozelo.

Diagnóstico e tratamento
O exame físico do tornozelo orienta acerca da extensão da lesão . Com frequência, faz-se uma radiografia para determinar se o osso está fracturado, mas nela não se avalia a entorse do tornozelo. Só raramente se exigem exames complementares.
O tratamento depende da gravidade da entorse.

-Entorses ligeiras tratam-se envolvendo o tornozelo e o pé com uma ligadura elástica, aplicando compressas de gelo na zona, elevando o tornozelo e, à medida que os ligamentos se curam, aumenta-se de forma gradual o número de passos e exercícios.

-Entorses moderadas usa-se habitualmente um apoio para andar, que se conserva durante 3 semanas. Este imobiliza a parte inferior da perna, mas permite andar com o tornozelo lesionado.

-Entorses graves graves, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica, mas existe controvérsia sobre este tipo de cirurgia. Segundo alguns cirurgiões, a reconstrução cirúrgica dos ligamentos rasgados e gravemente lesados não é mais eficaz que o tratamento sem cirurgia. É muito importante a fisioterapia para restabelecer o movimento, fortalecer os músculos e melhorar o equilíbrio e tempo de resposta, antes de voltar às actividades intensivas.

3 comentários:

Silva disse...

O seu unico problema está inerente aos tendões.

Os tendões fibulares originam-se no compartimento lateral da perna, distal e posteriormente ao maléolo lateral.

A lesão dos tendões fibulares é freqüentemente negligenciada pela maioria dos ortopedistas, pois associam-na ao quadro clínico de entorse do tornozelo. Na persistência desse quadro clínico, deve-se suspeitar de lesões como tendinites, subluxações e rupturas.

O tratamento conservador pode ser utilizado na fase aguda através de terapêutica anti-inflamatória, fisioterapia ou imobilizações por período médio de seis semanas.

Brígida António disse...

Boa noite: Fiz um entorse dia 10 de Junho de 2011 ao caminhar, a 1º asneira foi ter continuado(a muito custo) mais 4/5 kms, a 2ª foi de não ter ido ao hospital, começei a aplicar FENIL-V e como andava a tomar u analgésico (por outros motivos) não tomei mais nada fui fazendo gelo, no entanto fiz um derrame e acabei por ir á farmacia que me disseram para tomar voltaren 25mg, o que é certo é que passaram 11 dias e ainda continuo com mts dores (consigo caminhar com dificuldade e hoje começou de novo a inchar (actualmente não tomo nada) tenho usado um pé elastico, o que é que me aconcelham?

Silva disse...

Brigida;
Tendo em conta o que descreveu, o que lhe posso aconselhar é que procure um gabinete de fisioterapia/reabilitação, porque vai ser necessária uma avaliação mais pormenorizada da sua lesão para a posterior aplicação de tratamentos mais especificos, como o caso do ultrasom. Deverá iniciar tratamento anti-inflamatório(Diclofenac - até 150 mg por dia) isto é, partindo do principio que o que se encontra a tomar seja SÓ um analgésico e não outro tipo de anti-inflamatório.