SAÚDE EM CELORICO

Este é o espaço onde pode visualizar o que as pessoas pensam da Saúde em Celorico de Basto.Aqui pode colocar as suas opiniões,questões e duvidas a respeito quer da sua saúde, quer da saúde da sua comunidade.Este Blog pretende não só ser um local de debate, mas também um serviço ao seu dispôr, pois as questões nele colocadas serão oportunamente respondidas por profissionais de saúde.

20 de março de 2009

Tendinite

A tendinite é a inflamação de um tendão.
Os tendões inflamados costumam causar dor quando se movem ou ao serem tocados.
Os tendões podem inchar visivelmente pela acumulação de líquido e pela inflamação, ou podem secar e roçar contra outros tendões, causando uma sensação áspera que se pode sentir, ou um som que se pode escutar quando a articulação se move.


Tratamento
Várias formas de tratamento podem aliviar os sintomas de uma tendinite. Costumam ser úteis o repouso, a imobilização com tala ou gesso e a aplicação de calor ou frio (conforme seja conveniente).
A terapia com anti-inflamatórios não esteróides (Ibuprofeno, Diclofenac, Nimesulida,etc) durante 7 a 10 dias diminui a dor e a inflamação.
A imersão em água saturada com sal também pode facilitar bastante o pocesso de cura.

2 comentários:

Unknown disse...

Apos um leitura deste poste fiquei de certa maneira preocupado com alguns "modelos de tratamento proposto".Principalmente quando refere ao gesso...Perante este seu poste, remeto-lhe uma questão "e as fascias nesta sua definiçao de tentidite qual o seu papel?? o que fazeria???
Anatomia explica tudo, ao colocar gesso, vai inibir os motoneuronios, tanto alfa como beta, vai deixar de ocorrer estimulos tanto para o SNP e SNA, pois vai mascarar a dor e o problema existira sempre... e como diz no seu post controlar a "dor" com a AINES. Mas convenha-mos se é profissional de saude, como entrevia no ambito de tratar a causa e não a dor por exemplo numa "tendinite patelar/rotuliana?" reportando para o futebol que têm uma grande incidencia....
aguardo resposta..
atenciosamente
ft rui da mota

Silva disse...

Não posso deixar de reparar que ficou muito confuso com este tema ( ou eu não me soube explicar, facto pelo qual peço desculpa).

As fascias, não são mais que tecido de revestimento. No caso de uma tendinite severa, a primeira medida a tomar é o repouso absoluto, que pode implicar mesmo a aplicação de uma tala gessada ou gesso completo. Deve compreender que este tipo de imobilização só é usado em situações extremas justamente porque vai induzir um processo de atrofia das estruturas adjacentes ao tendão.
Os motoneuronios não vão ser tão estimulados porque o tendão está imóvel. Como estamos a falar de um processo inflamatório ao estar imovel vai doer menos só por isso mesmo. A imobilização não vai "mascarar" nada. É claro que problema vai persistir, pois a imobilização só por si não vai resolver a inflamação, daí a necessidade de tomar os AINES ( Anti-Inflamatórios Não Esteroides), que não servem só para alivio da dor, mas essencialmente para diminuir inflamações que é o problema que estamos a tentar solucionar.
Se quisermos um resultado mais rápido, podemos sempre recorrer a tratamentos por ultra-som.

Quanto a tratar a "causa", bem, isso já requer um estudo especifico do individuo. Cada um pode desenvolver uma tendinite pelos mais variados motivos.Trabalho, desporto, traumatismos, etc. No caso de uma tendinite patelar, partindo do principio que foi causada pela pratica desportiva, para tratar a causa, recomendo que comece por fazer um bom aquecimento musculo/articular antes de qualquer treino ou jogo, faça uma alimentação equilibrada e faça aplicações de frio no fim do esforço fisico para evitar que volte a ter problemas idênticos.
Espero ter sido util.